Com o advento e popularização da Internet, uma infinidade de novas ferramentas de comunicação e compartilhamento de conhecimento surgiram, e continuam a surgir regularmente.
Naturalmente, estas novas tecnologias são neutras em essência, e os usos que podem ser dados a elas são virtualmente ilimitados. Uma destas tecnologias, de que falarei agora, é a dos "Blogs".
Surgidos dos fóruns e dos diários online da década de 90, os blogs inicialmente eram relatos sobre a vida de seus autores. Posteriormente, passaram a ser colunas de opiniões nas mais variadas áreas, de política a tecnologia. Um de seus grandes trunfos é permitir uma comunicação direta entre autor e leitor, através de comentários e discussões.
Dadas estas características de abertura, participação e liberdade, não é surpresa que os blogs tenham ganhado espaço também na área da educação. Apesar de ainda não haverem se popularizado amplamente, já há diversos casos de educadores utilizado blogs para formar canais de diálogo com colegas e alunos, e as possibilidades para o futuro são muitas.
Só o tempo dirá se os blogs se estabelecerão como uma alternativa viável para auxiliar professores em suas tarefas. Como em todas as novidade tecnológicas, criatividade é um elemento chave para dar novos usos e melhor aproveitar as ferramentas à nossa disposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário